Nascida em 1951, a FNSBS é um projeto com um modelo pioneiro na saúde pública, criado com o objetivo de promover a saúde e o desenvolvimento humano. Destaca-se, sobretudo, pelo seu investimento estratégico na infância e na adolescência. Desse modo, pretende ajudar a edificar uma sociedade mais saudável e sustentável.
Com a sua abordagem inovadora, a FNSBS cuida da saúde e do bem-estar das grávidas, das crianças, dos jovens e das respetivas famílias, no seu contexto e no seu meio natural. Norteia toda a sua ação de promoção da saúde agindo preventivamente, numa lógica de intervenção precoce, através da realização de rastreios.
Com uma abordagem holística, a FNSBS garante a vigilância contínua da saúde dos mais jovens graças a múltiplos programas assegurados por médicos especialistas em diversas áreas, como as de Saúde da Audição, Saúde da Visão ou Saúde Oral, que se interligam e viabilizam o acompanhamento das crianças desde os seus primeiros dias até completarem 18 anos de idade.
Além disso, o modelo de acompanhamento de saúde da FNSBS conta com uma equipa de enfermagem que apoia as famílias em todos os momentos. Com a implementação deste conceito inovador, a cada criança e à sua respetiva família atribui-se uma enfermeira que acompanha todos os processos, assumindo o papel de gatekeeper.
O caráter pioneiro e inovador de projetos como a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso mereceu a atenção do Grupo Semapa. Por isso, o Grupo apoia este projeto desde 2012, ajudando, assim, a mudar vidas.
Os números falam por si: anualmente, a fundação realiza cerca de 17 mil consultas, das quais beneficiaram já 8.200 utentes. Aliás, os dados assumem contornos ainda mais notáveis quando atentamos nos factos relativos aos doentes bonificados ou isentos: metade da atividade é dedicada a pessoas sem condições económicas para assegurarem o pagamento dos serviços e que, portanto, não teriam a estes acesso de outro modo.
Parte da ajuda que o Grupo Semapa tem dado à fundação incide, precisamente, na componente do apoio social a crianças carenciadas. Com esse auxílio, revelou-se possível assegurar a vigilância da saúde de cerca de 160 crianças em risco, ou seja, retiradas das suas famílias e acolhidas em instituições, que, anteriormente, apenas receberiam atendimento hospitalar em contexto de urgência.
Promover a saúde das crianças é cuidar do seu futuro e do futuro da sociedade, como tão bem expressa a missão da FNSBS: cuidamos hoje do amanhã! Um propósito no qual a Semapa e a Fundação Pedro Queiroz Pereira também se revêm e que nos inspira a todos.
Conheça a Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso e descubra como apoiar este projeto em https://fnsbs.pt/